terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mestres da Artes




MESTRES DA PINTURA

Cândido Portinari (1903-1962)

   Cândido Torquato Portinari foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista era filho de italianos, nascido na cidade de Brodósqui (interior do estado de São Paulo), em 30 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
   Durante sua vida, estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
   No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
   Faleceu no dia seis de fevereiro de 1962. Cândido Portinari, que com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. Sua morte teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.

MESTRES DA MÚSICA

Chiquinha Gonzaga (1847-1935)

   Filha de uma mulata e de um militar de família abastada, Francisca Edwiges Gonzaga nasceu em 17 de outubro de 1847 no Rio de Janeiro na época da escravidão e foi educada para ser uma dama. Enfrentou forte preconceito pois sua postura a colocava à frente de seu tempo, no entanto realizou seu desejo de tornar-se compositora. Revolucionou os costumes e a música popular da época.
   Lutou pelo respeito aos direitos autorais; freqüentou a vida boêmia tocando piano em grupos de choro, bailes e teatros, enquanto as mulheres daquele tempo ficavam em casa, cuidando da vida doméstica; foi a primeira mulher a reger uma orquestra no país e compôs a primeira música de carnaval, a marcha Ô Abre Alas (1899), que se tornou o seu maior sucesso e é tocada até hoje nos bailes carnavalescos do país. Faleceu em 28 de fevereiro de 1935.

MESTRES DAS ESCULTURAS

ALEIJADINHO (1730-1814)

   Antônio Francisco Lisboa, nosso Aleijadinho, tinha esse apelido devido a uma doença degenerativa que provoca a perda dos membros. Nasceu na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, filho de um arquiteto português, Manuel Francisco Lisboa, e de uma escrava de quem se sabe apenas o primeiro nome: Isabel.
   Aleijadinho foi arquiteto e escultor do Período Colonial, sendo considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil.  
   Deixou mostras de seu talento em Ouro Preto, Sabará, Caeté, Catas Altas, Santa Rita Durão, São João del-Rei, Tiradentes e Nova Lima, cidades de Minas Gerais, onde desenhou e esculpiu para dezenas de igrejas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário